Wednesday, June 28, 2017

Saiba tudo sobre sua Vistoria Veicular

A vistoria veicular (ou vistoria de identificação veicular) é o processo cuja finalidade é a verificação da autenticidade e legitimidade da identificação (análise documental e cadastral) comparando-a com as características físicas (análise do veículo) e verificando, ainda, se o veículo vistoriado dispõe de todos os equipamentos obrigatórios exigidos na legislação de trânsito, atestando, por fim, o funcionamento de alguns itens obrigatórios.

Na vistoria veicular são avaliadas as condições de conservação, manutenção, mudanças de características, numerações identificadoras e os documentos pertinentes à circulação e atos administrativos. A legislação vigente, em especial a Resolução 466 do CONTRAN, define que a vistoria veicular será executada pelos órgãos executivos estaduais de trânsito (DETRANs) ou por entidades por eles credenciadas - denominadas ECVs -  devendo seguir alguns critérios uniformes em todo o país.

Existem ainda outros tipos de vistorias privadas, ou seja, sem qualquer vinculação com os órgãos de trânsito. São elas as vistorias prévias realizadas a pedido das seguradoras para contratação de seguros nos automóveis e as vistorias cautelares, outra forma de vistorias particulares realizadas por empresas de vistorias onde são analisados vários itens no veículo em relação a estrutura e documentação, visando dar melhores elementos ao interessado em realizar um boa compra ou venda do veículo.

Comumente são realizadas confusões em relação ao termo ‘vistoria veicular’ e ‘inspeção veicular’, que são atividade diferentes, conforme as seguintes características:

VISTORIA: onde um profissional com experiência e treinamento avalia itens visualmente, sem a utilização de equipamentos de teste mais avançados. No caso, vistoria-se também os documentos, histórico do veículo, conferência de gravações de chassi, motor, carroceria e outros, além dos itens externos e visíveis. Ela é obrigatória para a transferência de propriedade e regularização de motores de veículos.

INSPEÇÃO: São realizadas pelos organismos de inspeção licenciados pelo DENATRAN e acreditados pelo INMETRO, onde um técnico habilitado (com registro profissional no CREA, no caso do Brasil) avalia as condições do veículo, manuseando os equipamentos do veículo e utilizando máquinas específicas para teste, a fim de verificar seu funcionamento correto ou não. O objetivo da inspeção técnica veicular é a inspeção de eventuais alterações de características do carro como mudança de roda, mudança de motor, implantação do GNV, tendo a fiscalização feita pelo INMETRO e DENATRAN.  

Por que você deve realizar a Vistoria?

A vistoria veicular (de identificação veicular) é obrigatória sempre que houver a transferência de propriedade do veículo, bem como sempre que houver a necessidade de regularização do motor. Além do cumprimento da legislação, a vistoria é muito importante, pois evita que veículos sem condições de circulação estejam nas ruas colocando em risco a vida da população. A vistoria ainda protege o comprador, dando a ele um laudo padronizado atestando as condições do veículo no momento da compra ou venda.

Além da verificação do veículo, o que mais é checado na vistoria?

Na vistoria são vistoriados vários itens obrigatórios e também o documento do veículo, CRV (Certificado de Registro de Veículos).

É importante notar que ao comprar um veículo e ser aprovado em vistoria não significa que o veículo será transferido, pois cabe ao órgão de trânsito a conferência dos dados colhidos no laudo de vistoria confrontando-os com os dados constantes em seus bancos de dados, onde serão verificadas eventuais multas, gravames e restrições.

Entre os itens que serão verificados em sua vistoria estão incluídos:

Farol, luzes piloto, luz de placa, lanternas de freio, de posição, luz de ré, acionamento das setas, acionamento intermitente de emergência, espelhos retrovisores, limpadores de para-brisa, pala interna de proteção contra o sol (para-sol) do lado do condutor, funcionamento do velocímetro, buzina, para-choques dianteiro e traseiro, triângulo, extintor de incêndio (validade), estado de conservação dos pneus, funcionamento do freio de estacionamento (freio de mão), cintos de segurança: devem existir para cada ocupante do veículo, estepe e ferramentas para substituição do mesmo, placa: deve estar com o lacre, sem trincas e sem obstáculos na leitura da identificação, transparência dos vidros: películas muito escuras acabam não passando na vistoria sendo necessário retirá-las.


O CNVV – Conselho Nacional de Vistorias Veiculares, é constituído pelas principais Associações e Sindicatos representativos de empresas de vistorias do país e tem como missão informar a população sobre a importância de se realizar uma vistoria veicular, visando a segurança e garantia de seu patrimônio. Acompanhe o portal da CNVV e suas redes sociais para manter-se informado sobre informações relevantes e dicas para a segurança de seu automóvel.
Volte sempre em nossa página e curta também nossa página no Facebook para não perder nenhum de nossos artigos informativos.